fbpx

Você foi chamado para uma entrevista e está a um passo de conseguir o primeiro emprego ou, então, já foi contratado e agora conta os dias para iniciar a sua rotina na empresa. Por mais que isso seja muito bom e tudo o que você sempre quis, sabemos que gera ansiedade e que talvez você não saiba como se portar no trabalho.

Mas fique tranquilo! Todo mundo começou um dia e as pessoas sabem que você estará um pouco nervoso nos primeiros dias. No entanto, existem algumas coisas que podem ser feitas para ter sucesso no primeiro emprego.

Quer algumas dicas? Então é só continuar a leitura. Confira!

Tente aprender o máximo

É o seu primeiro emprego e como você tem pouca ou nenhuma experiência na área em que está trabalhando, tente aprender o máximo com os seus colegas e gestores.

Hoje em dia, também existe muito material na internet e você pode fazer pesquisas em casa para saber cada vez mais como se portar no trabalho.

Ajude as pessoas

Para se dar bem em uma empresa e garantir o crescimento profissional é preciso se dar bem com os chefes e colegas. Isso não quer dizer que você precisa ser um “puxa saco”, mas sim que deve ser solícito e atencioso.

Se você tem um colega mais velho e que não sabe fazer muito bem uma coisa no computador, por exemplo, se ofereça para ajudá-lo.

Observe tudo

Esteja sempre atento e observe tudo o que se passa ao seu redor. Veja como os seus colegas se comportam e absorva aquilo que for útil para o seu crescimento pessoal.

É uma boa prática escolher um colega que você admire para observar atitudes e o modo como ele trabalha. Assim, você pode adotar uma postura similar.

Pergunte o que não entender

Muitas vezes, temos vergonha de perguntar o que não entendemos em um primeiro emprego. Essa barreira é comum, mas precisa ser quebrada, caso contrário você pode não ter sucesso no trabalho.

Se você ficar com receio de fazer uma pergunta e realizar uma atividade de forma errada, poderá se prejudicar e, até mesmo, perder o emprego.

Seja educado

A educação é muito admirada nas empresas e faz com que as pessoas o respeitem como profissional. Por isso, seja sempre educado, cumprimente as pessoas, puxe conversa nos intervalos etc.

Mesmo se alguém faltar com a educação com você, evite ser grosseiro. Haja sem perder a postura e, se necessário, procure um supervisor.

Construa relacionamentos

Por mais que esse seja o seu primeiro emprego, você já deve pensar lá na frente e observar o que deseja para a sua carreira no futuro. Por isso, construir relacionamentos é fundamental.

Ao trabalhar em uma empresa, você terá contato com muitas pessoas e, se elas gostarem do seu jeito de ser, podem ajudar a abrir portas no futuro.

Por falar nisso, além de saber como se portar no trabalho, também é importante você se qualificar, fazendo um curso profissionalizante, por exemplo.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo com seus amigos para que eles também vejam essas orientações importantes!

Tags:

QUER IMPULSIONAR SUA CARREIRA?