Jovem Aprendiz – Parceria com a JUMPER!
O programa do governo federal Jovem Aprendiz, é oferecido pela JUMPER! Profissões e Idiomas. A parceria visa oferecer para as empresas a viabilização do processo de contratação do jovem.
A Lei da Aprendizagem, criada pelo Governo Federal, obriga as empresas de médio e grande porte a disponibilizar em seu quadro de funcionários, uma cota destinada a contratação de jovens aprendizes. Atualmente, com o eSocial as fiscalizações são muito mais rápidas e certeiras, sendo assim, é preciso que empresas estejam em dia com as contratações, para evitar multas do Ministério do Trabalho.
Ao mesmo tempo em que existe essa nova demanda às empresas, existem jovens a procura de adquirir experiência para dar o passo inicial em suas carreiras e que buscam um lugar no mercado de trabalho. Para atender a procura tanto das empresas, quanto dos jovens, ainda são poucas instituições homologadas pelo Governo para prestar o serviço e atender as exigências do Programa.
A JUMPER! com suas 150 escolas espalhadas em todo o Brasil vai contribuir para suprir essa necessidade. “Eu sou fruto do Jovem Aprendiz. Meu primeiro emprego foi através do programa, e talvez eu não estivesse onde estou, se não fosse por ele. Por isso, desde que fundei a JUMPER! me preparei e busquei inserir o programa em nossas escolas. Considero essa homologação um marco na história da empresa, e estou muito feliz em poder contribuir através da educação, para o futuro do nosso país”, afirma Everton Sabú, Diretor da rede.
O programa Jovem Aprendiz – Como funciona
O programa Jovem Aprendiz é um dos maiores programas sociais do Brasil, e é responsável por auxiliar as empresas na contratação de jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho dentro do seu quadro de funcionário. O jovem atuará em rotinas administrativas em jornada de trabalho reduzida, e ao mesmo tempo realizará um curso de qualificação profissional, voltado a sua área de atuação dentro da empresa.
Requisitos para ser contratado
- Ter idade entre 14 e 24 anos
- Possuir carteira de trabalho
- Estar cursando ou ter concluído o ensino regular ou superior
- Ter desempenho escolar superior a média 6.0
- Desejar entrar no mercado de trabalho
- Inscrever-se na JUMPER para participar do Processo Seletivo do Programa Jovem Aprendiz, munido de documentação (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Matrícula ou Declaração Escolar)
Benefícios:
- Carteira assinada
- Benefícios da CLT (férias, 13º salário, etc)
- Oportunidade de trabalho em grandes empresas
- Jornada de trabalho reduzida
- Trabalha quatro dias e estuda um dia em uma das escolas JUMPER!
Jovem Aprendiz, por que contratar?
- É obrigatório para empresas com acima de sete funcionários
- Vantagens e incentivos fiscais
- Recebe jovem treinado e capacitado para assumir responsabilidades
- Contribui para a inclusão social de jovens carentes no mercado de trabalho
Como contratar?
Esta é a parte mais simples.
O processo seletivo destes jovens poderá ser realizado pela empresa, ou a JUMPER! poderá realizar uma pré-seleção, encontrando os adolescentes que tenham mais relação com o perfil que solicitado e também com as funções que ele terá de executar.
Antes de ser uma obrigação legal, o programa jovem aprendiz também é uma ação social que visa combater o trabalho infantil e oferecer novas oportunidades as adolescentes em situação de vulnerabilidade social.