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O mercado de trabalho está cada dia mais exigente e não é por acaso, já que há mais pessoas disputando vagas de emprego. Nesse cenário, é importante que os candidatos estejam bem preparados se quiserem alcançar cargos que ofereçam melhores benefícios. Mas, afinal, como a comunicação no mercado de trabalho pode ajudar você a conseguir um bom emprego? 🙄

A falha na comunicação costuma ser um grande entrave para qualquer tipo de relacionamento, principalmente, no ambiente profissional. 😲 Além da expressão oral, outros modos de se comunicar também devem ser levados em consideração, com o propósito de estabelecer relações harmoniosas e verdadeiras.

Para entender a importância na comunicação no mercado de trabalho, é só seguir a leitura! Vamos conferir?

O que acontece quando a comunicação é inadequada?

Muitos erros podem acontecer quando a comunicação no mercado de trabalho é feita de modo incorreto. Veja logo abaixo o que acontece quando não se comunica claramente!

Funcionários que não assumem responsabilidades

Muitas coisas podem fazer com que o funcionário não assuma as responsabilidades do cargo. A primeira delas é a preguiça. 😲 Por exemplo, se a pessoa não é supervisionada corretamente, pode acabar deixando as tarefas difíceis para o colega mais proativo da empresa resolver.

O segundo caso se refere ao funcionário que assume a responsabilidade do parceiro de trabalho e fica sobrecarregado. O resultado é bastante negativo — pela falta de tempo, nenhum dos deveres é resolvido.

Ausência de senso de equipe

Outra falha de comunicação no mercado de trabalho é quando o colaborador faz somente o que é para ser feito. Ao contrário do que foi citado acima, ele não executa nada além do que foi delegado!

Isso é conhecido como falta de senso de equipe, pois a pessoa não ajuda o colega no momento em que o auxílio é solicitado, por acreditar que não é sua obrigação. Também não costuma trocar informações com o grupo, tampouco apresentar soluções para os problemas cotidianos da empresa.

Líder não consegue identificar problemas

Muitas vezes, as pessoas que assumem cargos superiores não conseguem identificar qual é o funcionário que está causando problemas, assim como os erros cometidos por toda a equipe.

Quando isso acontece, o gestor prejudica não apenas o trabalho que deveria ser feito, mas também a empresa, de um modo geral. Não devemos nos esquecer de que a organização é uma instituição que só funciona se todos os colaboradores estiverem atentos e comprometidos com ela.

Tarefas que devem ser refeitas

Ter que refazer uma tarefa é perda certa de tempo e de dinheiro 😠 Isso pode acontecer até mesmo porque o colaborador não consegue cumprir prazos. Ou seja, vai ser necessário refazer o trabalho quantas vezes for necessário.

Acontece que nem sempre a culpa é dele. Pode ser que haja falhas na comunicação interna da empresa. Além disso, o cliente pode não se expressar claramente, levando a um resultado desastroso. Assim, é fundamental que a comunicação dentro e fora da empresa esteja bem alinhada!

Produtividade medíocre

Há casos em que o funcionário executa o trabalho de maneira correta e entrega no prazo, mas apresenta um resultado abaixo do esperado. Com isso, nem ele e muito menos a empresa saem do lugar.

Mais uma vez, o erro está na falta de comunicação. O ideal é estimular a conversa, apontar erros, analisar dados, trocar experiências, entre outras ações. É importante ter em mente que isso deve partir não somente do empregado, mas também do gestor.

Erros não assumidos

Não temos dúvidas de que errar é humano, não é mesmo? 😀 Só que algumas pessoas são tão perfeccionistas que não aceitam deslizes, nem quando elas próprias os cometem. Se você se identificou, saiba que é muito importante rever o seu modo de pensar a partir de agora!

Ao assumir erros, o profissional e toda equipe podem tentar resolvê-los e evitar mal-entendidos que podem surgir entre os colegas e a direção da organização. Também é importante não julgar os outros sem saber antes o que aconteceu.

Diferentes linguagens

Outra falha muito comum na comunicação no mercado de trabalho é acreditar que a habilidade técnica supera a capacidade de se comunicar. Na verdade, ambas se complementam como características para ter sucesso, pois de nada adianta saber fazer a tarefa se o funcionário não se comunica com clareza.

É essencial que todos saibam falar a mesma linguagem, independentemente dos cargos que ocupam. O resultado é a economia de tempo e dinheiro, uma vez que tudo tende a fluir melhor.

O que fazer para melhorar a comunicação?

Agora que você já sabe quais são os transtornos que a má comunicação pode causar tanto para o funcionário quanto para a empresa, vamos conhecer maneiras de melhorar essa competência no mercado de trabalho. Acompanhe!

Seja respeitoso

É muito importante mostrar respeito com o ambiente e com as outras pessoas, especialmente, se você precisar falar sobre assuntos mais delicados. Desse modo, entenda os sentimentos dos outros, evite palavras ríspidas, cumprimente todos os colaboradores e não fale coisas negativas.

Saiba ouvir

A escuta ativa é mais um ponto a ser destacado quando o assunto é se comunicar bem. Isso porque interromper aquele que fala ou não manter contato visual com a pessoa pode comprometer as relações no ambiente de trabalho. 😀 Ao fazer isso, você corre o risco de não entender as demandas de um projeto, por exemplo.

Invista na linguagem corporal

Muitas pessoas não sabem, mas a linguagem corporal informa mais do que as palavras propriamente ditas. Então, mantenha a postura correta, não cruze os braços e olhe nos olhos dos colegas quando estiver conversando!

Faça perguntas

Se você é recém-formado ou acabou de entrar na empresa, pode ser que tenha medo de fazer perguntas aos colegas ou ao gerente da organização. Se for o caso, tenha em mente que fazer perguntas mostra que há interesse por parte do novo integrante da equipe.

Entenda a importância do e-mail

Nos dias de hoje, compreender a etiqueta do e-mail é algo fundamental no ambiente corporativo. Por isso, saiba como dividir um e-mail, adicione itens caso seja necessário e seja breve. Não há nada pior do que ter que “ler um romance” no trabalho porque a outra pessoa não sabe resumir um texto, concorda? 😟

Tenha a mente aberta

Ter a mente aberta é uma habilidade de comunicação essencial — imagine então para quem acabou de arranjar o primeiro emprego! Sabendo disso, procure se conectar com os novos colegas, pesquise sobre os valores e princípios da organização e esteja disposto a rever a maneira como costuma agir em uma equipe.

Dê feedback

Dar feedback é outra maneira de estabelecer uma ótima comunicação no mercado de trabalho. Em vista disso, corrija erros quando for preciso, e também elogie os seus colegas e subordinados. O importante aqui é estabelecer um contato direto com as pessoas que trabalham com você.

Quais as vantagens da boa comunicação no mercado de trabalho?

As vantagens de se estabelecer uma comunicação adequada ao ambiente de trabalho são muitas. Sendo assim, é importante estar atento aos pontos que vamos destacar logo abaixo. Confira quais são eles! 😃

Cultura

Não há dúvidas de que a comunicação não apenas favorece o compartilhamento de pensamentos, como também a troca de cultura. 👍 Por meio da interação, é possível adquirir conhecimentos e valores que nunca seriam percebidos sem esse tipo de estímulo.

Aprendizado

Aquele que está aberto para compartilhar e comunicar também vai estar pronto para receber e aprender! Lembre-se de que a quantidade de informações que pode ser conquistada por meio da comunicação é, sem dúvidas, um ponto muito positivo para qualquer profissional 👈🏼

Networking

Todos nós sabemos que networking é uma rede de contatos que estabelecemos ao longo da vida, principalmente, no ambiente profissional. Nesse sentido, ser comunicativo é fundamental para conhecer pessoas, trocar informações e até ser indicado para uma vaga de emprego!

Inibição

Praticar a comunicação constantemente pode ser de grande valia para diminuir o problema de inibição ou ansiedade que acomete muitas pessoas, concorda? Desse modo, a confiança e a segurança do profissional só tendem a aumentar, uma vez que ele vai poder expressar suas opiniões, assim como ser ouvido com mais facilidade.

Presença

Se comunicar de maneira mais adequada pode ajudar você a marcar presença. Isso significa que não se deve esperar por um convite para expressar as suas opiniões, bastando apenas esperar o momento certo para manifestá-las. Então, mostre que você existe dentro da empresa, participando de eventos, reuniões e projetos sempre que houver oportunidades.

Conflitos

Os conflitos existem, seja no ambiente familiar, seja no profissional, certo? 😖 No entanto, a resolução deles pode ser muito facilitada se o funcionário souber se comunicar com clareza. Além disso, é possível evitar os desentendimentos que surgem, porque um consegue entender a ideia do outro.

Como você viu até aqui, a boa comunicação no mercado de trabalho favorece não somente a empresa, mas, acima de tudo, o profissional. Se você está em busca do primeiro emprego, saiba que saber se expressar corretamente vai trazer inúmeros benefícios para a sua carreira ao longo de toda a sua vida profissional 😃

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